A Prefeitura de Lagoa do Piaui, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, realizou no mês de setembro um conjunto de atividades de cunho Socio-Ambiental. Ações alusivas a datas marcantes do calendário ambiental brasileiro foram comemoradas pelos agentes e funcionários da secretaria junto as crianças e jovens da rede municipal de educação.

No dia 03/09, data em que se comemora o dia do biólogo, foi ministrada uma palestra na E. M. Antônia Costa abordando a importância do Biólogo para a sociedade e dando dicas aos pequenos lagopienses sobre como cuidar bem da fauna e da flora.

Já em 05/09, dia da Amazônia, às atividades foram realizadas na E. M. Prof. João Alfredo de Carvalho Lima. A partir de um momento de partilha de experiências sobre os principais problemas ambientais do município, os alunos foram incentivados a desenvolver uma consciência ambiental que os possibilite ser agentes multiplicadores na missão de preservar nossos recursos naturais.

O dia Dia Mundial de Limpeza dos Rios e Praias, vivido anualmente em 15 de setembro, também foi comemorados junto aos estudantes da Escola João Alfredo. Alunos, professores e técnicos da Sec. de Educação orientados pelos profissionais da Sec. de Meio Ambiente realizaram a despoluição dos trechos do Rio Canabrava que cortam parte da zona rural da cidade. Durante toda a atividade as crianças eram lembradas da importância de manter os mananciais sempre livres de lixo, e demonstraram interesse em entender quais as melhores formas de manter os rios em seu estado natural.

E encerrando as ações do calendário de setembro, dia 21 foi realizada uma manhã de atividades junto as crianças do pré escolar 1 e 2 da rede municipal de educação. As atividades foram realizadas na E. M. Maria de Jesus Oliveira, na localidade Santo Antônio, e contou com palestras, ecocine com exibição de documentários de cunho ambiental, exposição de peças feitas pelos alunos com apelo ecológico e o plantio supervisionado de mudas de árvores frutíferas no entorno da escola.

Lagoa do Piauí, administrando bem o presente pra construir um futuro mais feliz pra nossa gente!