No dia 8 de fevereiro de 2025, a Prefeitura Municipal de Lagoa do Piauí, através da Prefeita Camila Barbosa de Sousa Oliveira, publicou o Decreto nº 9/2025, que nomeia os novos membros do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) para o biênio 2025-2027. A decisão visa a continuidade das políticas de assistência social no município e a participação de diferentes setores da sociedade nas decisões relacionadas à área.
Composição do novo Conselho
O CMAS, que desempenha papel fundamental na definição das prioridades e diretrizes da Política Municipal de Assistência Social, passa a ser composto pelos seguintes membros:
Presidente:
- Eukeani de Sousa Melo Cordeiro.
Vice-Presidente:
- Jessenilda Pessoa de Carvalho.
Suplentes:
- Francyellen Silva Sousa.
- Livla Maria Alencar Rodrigues da Silva.
Representantes do Poder Executivo:
- Sinara Bárbara Nunes Barbosa.
- José Roberto de Moura Santos.
Suplentes:
- Guilherme Wendel Alves Pessoa.
- Lina Gabrielly Fernandes de Sousa.
Representantes da Sociedade Civil:
- Maria da Luz Alencar.
- Rosildo Emídio da Silva.
Representantes do Bolsa Família:
- Antônia Aline de Sousa.
- Kauane Maria Sobrinho da Silva.
Representantes da Educação:
- Luciene Pereira do Nascimento Santos.
- Edlson da Silva Araújo (suplente).
Representantes da Igreja:
- Angélica Josias da Costa.
- Rian Pablo dos Santos Sousa.
Suplentes:
- Camila de Jesus Silva Alencar.
- Jaqueline Moreira de Oliveira.
Competências do CMAS
O Conselho Municipal de Assistência Social tem como principais funções definir as prioridades da política de assistência social do município, estabelecer as diretrizes para a elaboração do Plano Municipal de Assistência Social e aprovar a política municipal de assistência social. Essas competências visam garantir o fortalecimento das políticas públicas na área de assistência social, promovendo a inclusão e a melhoria de vida dos cidadãos.
Expectativa para o novo biênio
Com a nomeação do novo conselho, a Prefeita Camila de Sousa reforça seu compromisso com o aprimoramento das políticas de assistência social no município de Lagoa do Piauí. O trabalho do CMAS será essencial para o desenvolvimento de ações eficazes no apoio às famílias em situação de vulnerabilidade social, além de promover a participação ativa da sociedade civil e de diversas entidades no processo de formulação de políticas públicas.
O Decreto nº 9/2025 entra em vigor a partir da sua publicação, e com isso, as novas nomeações têm como objetivo garantir a continuidade de um trabalho de excelência na gestão da assistência social no município.
Lagoa do Piauí, 8 de fevereiro de 2025
Camila Barbosa de Sousa Oliveira
Prefeita Municipal de Lagoa do Piauí – PI